Como fazer a instalação do vaso sanitário?

Quando é necessário trocar ou instalar um novo vaso sanitário, é importante saber como fazê-lo corretamente. Mesmo sendo um procedimento relativamente simples, qualquer pequeno erro pode trazer problemas com consequências desagradáveis, como mau cheiro e mau funcionamento da peça.

 

 

Preparação

Antes de iniciar, é preciso tomar algumas decisões que facilitam o trabalho. A primeira delas é o tipo de vaso a ser instalado. Existem dois tipos mais comuns, o vaso com caixa acoplada e o vaso sem caixa, com descarga na parede. Nenhum deles é mais fácil ou mais difícil de instalar, são apenas procedimentos diferentes. Porém, o vaso com caixa acoplada tem algumas vantagens na utilização comparado ao vaso convencional. Além do vaso, é muito importante também ter um kit para instalação de vaso sanitário, que tem as peças necessárias para a correta instalação e vedação.

Com o vaso e o kit para instalação em mãos, pode começar a fazer as marcações necessárias para a instalação correta do vaso. No caso da caixa acoplada, ela deve se alinhar com a saída de esgoto apenas. Já para o vaso convencional, precisa estar alinhado tanto com a saída de esgoto quanto com a saída de água na parede.

Vaso sanitário convencional

Corte o fornecimento de água para o local onde será instalado o vaso. Depois de interrompido o fluxo, inicie a instalação.

Passe massa no local onde o vaso será fixado e coloque o anel de vedação no lugar. Com cuidado, alinhe o vaso à saída de água e de esgoto, fixando bem. É importante não usar cimento nessa hora, já que ele pode quebrar depois de seco. Verifique se o anel de vedação criou a vedação necessária, movimentando o vaso levemente. Com a vedação feita, fixe o vaso no piso com parafusos.

Finalize a instalação depois da massa seca, retirando os excessos e fazendo os testes necessários para ver se o funcionamento está correto.

Vaso sanitário com caixa acoplada

Assim como no primeiro, é preciso cortar o fornecimento de água para o local onde será instalado o vaso. A partir daí, inicie a instalação.

A água será levada para a caixa através de um sifão, que precisa ser instalado no cano de saída de água mais próximo. Verifique se a caixa está firme e bem encaixada, e que o sistema interno esteja sem danos.

Finalize a instalação fazendo os testes necessários para ver se o funcionamento está correto, principalmente se a caixa está coletando água corretamente e se a boia funciona.

Ao terminar qualquer instalação, olhe com cuidado se existe algum vazamento, e se a descarga está funcionando com a pressão necessária. Pronto, seu vaso está instalado e pronto para uso!

Deixe um comentário